Pages

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PALMEIRAS: RUMO À LIBERTADORES 2012

Sendo detentor de uma Copa do Brasil, conquistada em 1998, sem ganhar títulos desde 2008 e não ter disputado a Libertadores nos anos de 2009, 2010 e não ter se classificado para a de 2011. Dão motivos de sobra para o Palmeiras buscar força e o seu segundo título na Copa do Brasil e assegurar uma vaga para a Libertadores da América de 2012.

Nessa quarta-feira o Verdão vai fazer sua estreia na Copa do Brasil, diante do Comercial do Piaui. O jogo será realizado no Estádio Albertão, na cidade de Teresina. 

O Palmeiras vai ao Piaui deixando no Paulista uma boa campanha que lhe garante o primeiro lugar da competição estadual e tendo a melhor defesa com apenas três gols sofridos em nove jogos. Diante desse retrospecto positivo na defesa o técnico Felipão tem a missão de fazer o ataque deslanchar.

Nessas nove rodadas o Palmeiras marcou dois ou mais gols em apenas três jogos e isso trás preocupação, pois caso não vença o jogo por uma diferença de dois gols, será necessário o jogo de volta e isso só agrada ao time anfitrião.

Nos últimos quatro jogos o Palmeiras só marcou três gols e sofreu um na derrota para o Corinthians, em um jogo que os atacantes palmeirenses abusaram em perder gols. Mesma coisa aconteceu no último jogo, no empate sem gols contra o Mogi Mirim, os atacantes penaram e não marcaram.

Das vinte e duas edições da Copa do Brasil, o Palmeiras participou de 15 das 22 edições e foi campeão na edição de 1998. Esse título deu habilitação para a conquista da Taça Libertadores da América do ano seguinte, mas não conquistou o Torneio Intercontinental. Alguns palmeirenses se agaram nesse episodio para acreditar que o título da Copa do Brasil trará sorte para a disputa da Libertadores.

No entanto, também traz más recordações, esses mesmos palmeirense não podem nem ouvir os nomes: ASA, Vitória e Atlético Goianiense, vamos ver por que?

No ano de 2002 o Palmeiras encara o modesto Agremiação Sportiva Arapiraquense ou somente ASA de Arapiraca (AL). No primeiro jogo, realizado em Alagoas, o ASA frustra as expectativas palmeirense, vence por 1 a 0 e força o segundo jogo em São Paulo. Na mente de qualquer torcedor, estavam vindo a passeio, mas no dia 20/02/02 o imprevisível aconteceu. Mesmo o Palmeiras vencendo o jogo por 2 a 1, o arbitro dando cinco minutos de acréscimo no segundo tempo, foi eliminado porque levou um gol em casa.

Outro episódio triste ficou para o ano seguinte, não pelo adversário ou pela eliminação, mas sim pelo resultado. Palmeiras chega as oitavas de final, vai ao Estádio Barradão encarar o Vitória (BA) e sai de lá praticamente classificado, pois trazia na bagagem o resultado de 3 a 1 a seu favor. Só que a surpresa estava guardada para o Palestra Itália, um surpreendente 7 a 2, isso mesmo, 7 a 2 para o Vitória.

Em 2007 o nome Ipatinga não era bem visto no Parque Antártica, pois ainda na segunda fase levou o Palmeiras a desclassificação. Mesmo revertendo no Parque Antártica uma desvantagem de dois gols e levando a decisão para os penaltis. O Verdão não foi grande para o time de Minas Gerais e foi derrotado por 4 a 3 e deu adeus a competição.

Ano passado uma outra surpresa, fase de quartas de final, o adversário é o Atlético de Goiás, primeiro jogo o Verdão vence pelo resultado mínimo, mas foi derrotado no segundo jogo, também pelo resultado mínimo. Com as igualdades das duas partidas a decisão foi para os penaltis, mas não era dia dos batedores das duas equipes, pois foram desperdiçadas sete cobranças. destaque para os goleiros Marcos, do Palmeiras e Marcio, Atlético - GO, juntos pegaram seis cobranças e uma foi para fora. Mas como alguém tinha que sair do Serra Dourada classificado, a sorte foi para o lado goianiense e o gol da vitória saiu do pé de Elias, que converteu a última cobrança.

CONFIRA ANO A ANO DO VERDÃO NA COPA:
Nos anos de 1989, 1990, 1991, 2001, 2005, 2006 e 2009 não participou.
1992 - Desclassificado na Semi pelo Internacional
1993 - Desclassificado nas Quartas pelo Grêmio
1994 - Desclassificado nas Oitavas pelo Ceará
1995 - Desclassificado nas Oitavas pelo Grêmio
1996 - Derrotado na Final pelo Cruzeiro
1997 - Desclassificado na Semi pelo Flamengo
1998 - CAMPEÃO
1999 - Desclassificado na Semi pelo Flamengo
2000 - Desclassificado nas Quartas pelo São Paulo
2002 - Desclassificado na 1ª Fase pelo ASA de Arapiraca
2003 - Desclassificado nas Oitavas pelo Vitória
2004 - Desclassificado nas Quartas pelo Santo André
2007 - Desclassificado na 2ª Fase pelo Ipatinga
2008 - Desclassificado nas Oitavas pelo Sport
2010 - Desclassificado nas Quartas pelo Atlético - GO

Mas esse ano o Palmeiras vem confiante em seu técnico Felipão, nos jogadores Valdivia, Kleber, Marcos e Marcos Assunção para obter sucesso na competição. Caso o Palmeiras passe pelo Comercial, enfrentará os mineiros do Uberada na segunda fase.

QUEM É O ADVERSÁRIO:
Nome: Comercial Atlético Clube
Fundado em 21 de abril de 1945
Estádio Deusdeth Melo com capacidade para 4 mil APAIXONADOS POR FUTEBOL
Atual Campeão Piauiense e da Taça do Estado do Piauí

ONDE É O JOGO?
Estádio Governador Alberto Tavares Silva
Inaugurado em 26 de agosto de 1973
Foi construído para um público de 60 mil, mas hoje só está liberado para 44.200 Apaixonados por Futebol.
Registrou um público recorde em 13 de março de 1983, no jogo Tiradentes 1 x 3 Flamengo - RJ, 60.271 Apaixonados.
Estádio estava passando por reformas que seriam concluídas esse ano, no entanto estão paralisadas, causando muitos problemas. O maior problema está no gramado que não é trocado a 38 anos, o deixando com muitos buracos e prejudicando as partidas. 

2 Comentários:

  1. hoje a porcada vai passar por mais um vexame e no domingo outro diante dos bambis...

    Vai Comercial...

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. PALMEIIIRAAASSSS

    ResponderExcluir