Pages

sexta-feira, 1 de julho de 2011

COPA AMÉRICA, O TESTE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

Nesse domingo será dado o pontapé inicial do principal teste para a seleção Brasileira sobre o comando de Mano Menezes. E para que não saia desse teste demitido do cargo mais importante do futebol brasileiro, precisa mostrar que escolheu as peças certas. Para isso chamou os melhores, sem duvida, os melhores. 

Em minha opinião é um ótimo conjunto de jogadores, tem tudo para ser a sensação desse Copa América. Nas últimas cinco edições só não ganhou a de 2001, vencida pela seleção colombiana. O Brasil detém oito títulos e é o terceiro maior vencedor da competição, perde para Argentina e Uruguai com 14 canecos cada.

Esse ano teremos disputas muito interessantes e o dever do Brasil de manter os dois últimos triunfos, ambas sobre os Argentinos, com destaque para a final de 2007. Na ocasião os brasileiros venceram a disputa pelo placar elástico de 3 a 0, em uma partida memorável. 

Mas voltando para a situação de nosso comandante, que em meu ponto de vista não é confortável. Em seu curto currículo podemos encontrar oito disputas, cinco vitórias e duas derrota, uma para os anfitriões dessa copa, a Argentina. 

Os matemáticos de plantão devem estar pensando: "Puxa vida, mas o cara só perdeu duas!"

Concordo, no entanto, as vitórias foram diante de seleções não tão expressivas e as derrotas para equipes fortes. Perdeu para Argentina e França pelo mesmo placar, 1 a 0; empatou com a Holanda e venceu os EUA, Irã, Ucrânia, Escócia e Romênia

Esse último foi na partida que marcou a despedida do fenômeno Ronaldo e a seleção só empolgou nos quinze minutos em que ele esteve em campo. Fora isso, foi uma seleção burocrática como venho sempre dizendo, pois é um jogo chato e sem arte.

Para a missão de provar que é o técnico ideal para a disputa da Copa do Mundo no Brasil, Mano Menezes chamou o grande goleiro, mas criticado pela sua atuação diante da Holanda na Copa passada. Julio Cesar terá mais uma vez a responsabilidade de evitar os gols adversários.

Daniel Alves e André Santos terão o dever de atacar sem perder o senso de defesa pelos lados do campo. Lúcio mais uma vez será o nosso xerife e de vez em quando vai dar de volante, igual vem fazendo nos últimos jogos. Tem a mania de pegar a bola e sair como um segundo volante, fez isso diante da Holanda varias vezes. Thiago é considerado por seu técnico o melhor zagueiro do mundo, vamos ver se pelo menos é do Brasil, gosto de seu futebol.

No meio teremos a presença cativa de Lucas e Ramires. O primeiro não tenho nada a dizer, suas apresentações são discretas e eficientes. No entanto, o segundo precisa colocar sua cabeça no lugar e evitar os cartões, fazendo isso e jogando seu futebol tem tudo para dar certo.

Ganso será o encarregado de vestir a camisa 10 e municiar os atacantes. Isso ele já tem experiencia, mesmo com seus 21 anos já tem jeito de craque rodado. Acredito que todos os brasileiros gostam de seu futebol. Jogador inteligente, frio e preciso em seus passes, a cada quatro passes pelo menos três é certeiro e coloca o companheiro na cara do gol. Sem duvida será o grande destaque dessa seleção e estará pronto para 2014.

O Brasil vai bem ofensivo para essa Copa, para o ataque conta com Robinho, Pato e o xodó brasileiro. Neymar é a grande expectativa de espetáculo com seus dribles desconcertantes e belos gols, tem tudo para desbancar o estranho no ninho, Messi (classifico assim, pois só disputou quinze partidas em seu país e seus compatriotas esperam mais de Tevez).

Essa é a seleção que vai a campo nesse primeiro jogo diante da Venezuela, velha freguesa, mas que nos últimos confrontos conseguiu um empate e um resultado histórico. No dia 06/06/08, as duas seleções se encontraram e a Venezuela venceu por 2 a 0, em amistoso. Mas isso é passado!

Acredito muito no potencial dessa seleção e deverá ser campeã. Mas o grande adversário será, como sempre, os Argentinos, donos da casa. 

Vaiiiiii Brasil!!!

1 Comentários:

  1. Mas a Argentina está bem pior, a seleção principal não conquista um título desde 1993. Mas isso o brasil tem o dever de alongar ainda mais, hehe...

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.com/

    ResponderExcluir