Pages

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BRASILEIRÃO 2011: OS MELHORES ESTÃO AQUI

A fase de testes chegou ao final. Todos os times envolvidos na edição do Brasileirão já passaram por seus campeonatos regionais. A maioria dos clubes conquistou o título, outros ficaram pelo meio do caminho, uns ainda disputarão torneios em paralelo e outros dependem desse título para fechar o ano com pelo menos uma conquista. 

Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão os Estados representados pelos vinte clubes presentes no Brasileirão. Disputado em formato de pontos corridos,  considerados por muitos como a forma mais justa de decidir um campeonato e outros acham que é uma forma "chata" e sem graça.

Quem defende o formato, garante que é a melhor forma, pois premia o clube que mais somar pontos e não dá chances a um possível azarão. Já os que preferem, como eu, o sistema com fases "mata-mata", dando mais emoção e trazendo mais publico as arquibancadas. No sistema pontos corridos, caso o campeão seja conhecido com antecedência, os torcedores dos demais clubes não se fazem mais presentes nos estádios.  

Mas essa questão de preferência de sistema de disputa é uma questão de gosto. 

Nos últimos dois anos (2009 - 10) tiveram disputas empolgantes e de tirar o folego, verdadeiros testes para cardíaco. Em 2009, o grande beneficiado por essas disputas foi o Flamengo, que conquistou o seu "sexto" título e quebrou a sequencia São Paulina, que vinha da conquista dos três campeonatos anteriores (2006 - 07 - 08). 

Não foi diferente no ano seguinte. Mais uma vez os cariocas foram beneficiados, mas dessa vez foi o Fluminense. Torneio chegou a sua última rodada com nada mais nada menos que três times com chances reais de vencer. Corinthians, Cruzeiro e Fluminense travaram uma verdadeira guerra em três campos diferentes.

O Corinthians foi até o Serra Dourada encarar o rebaixado Goiás, precisava vencer e torcer, torcer muito contra seus rivais. Empatou e terminou em terceiro.

O Cruzeiro recebeu o Palmeiras, que foi a campo para perder e tirar o Corinthians da disputa. Venceu e terminou em segundo lugar.

O Fluminense recebeu em seus domínios o também rebaixado Guarani e com a vitória garantiu o seu terceiro título Brasileiro. Conca, Fred e o rei do Brasileirão, Senhor Murici Ramalho, levantaram o caneco.

CLÁSSICO REGIONAL SÓ NO FIM

Pelo segundo ano consecutivo tivemos clubes que preferiram a derrota a ver seu rival campeão. Em 2009, o Corinthians deixou de jogar perante o Flamengo para não ver o São Paulo ser campeão pela quarta vez consecutiva. Em uma partida onde os jogadores, principalmente o flamenguista Felipe, foram acusados de favorecimento ao time carioca para prejudicar o Tricolor Paulista.

No ano seguinte foi à vez do troco. Sem chances de título para São Paulo e Palmeiras foram acusados de favorecimento e "corpo mole" nas partidas contra Cruzeiro e Fluminense para não deixar o Timão ser campeão.

Diante disso a CBF acatou sugestão encabeçada por Mano Menezes e apoiada por vários outros técnicos, para que os chamados "clássicos entre rivais" fossem realizados nas últimas rodadas, evitando assim o chamado corpo mole. 

Sendo assim, clássico só nas 19ª e 38ª rodadas:
CORINTHIANS x PALMEIRAS – Clássico Paulista
SANTOS x SÃO PAULO – Clássico Paulista
FLAMENGO x VASCO – Clássico Carioca
BOTAFOGO x FLUMINENSE – Clássico Carioca
GRÊMIO x INTERNACIONAL – Clássico Gaúcho
CORITIBA x ATLÉTICO – PR – Clássico Paranaense
CRUZEIRO x ATLÉTICO – MG – Clássico Mineiro
AVAÍ x FIGUEIRENSE – Clássico Catarinense

SÓ OS MELHORES

São os quatro melhores de São Paulo e Rio de Janeiro. Os três melhores de Minas Gerais também estarão presentes. Os dois gigantes do Rio Grande do Sul e do Paraná serão grandes atrações, principalmente o supercampeão Coritiba. Os maiores em tradição de Santa Catarina e grande Bahia não ficarão de fora. E não podemos esquecer o vovô Ceará.

Colocando tradição, conquistas e situação atual não poderiam ser outros protagonistas para esse grande evento nacional. Clássicos regionais e nacionais de deixar qualquer apaixonado por futebol alucinado. 

Sem contar que esse ano é ano de Copa América e todos os jogadores querem uma vaga nessa seleção que vai a Argentina. Neymar, Ganso e Leandro Damião são as promessas de grandes espetáculos para essa edição, com eles em campo não tem placar em branco.

Grandes jogadores, promessas e realidades estarão mesclando os gramados do Rio Grande do Sul ao Ceará.

Esse ano promete!

EM TOM DE PALPITE BRA-11

O Tom de Palpite volta com força máxima, pois agora a coisa é em âmbito nacional. Confira meus palpites, deixe um comentário com os seus palpites e vamos ver que mais acerta!

Aproveite e responda nossa enquete: Quem será Campeão Brasileiro 2011?


RESULTADOS DA 1ª RODADA
Flamengo 4 x 0 Avaí
Ceará 1 x 3 Vasco
Atlético - MG 3 x 0 Atlético - PR
Santos 1 x 1 Internacional
Palmeiras 1 x 0 Botafogo
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Coritiba 0 x 1 Atlético - GO
Figueirense 1 x 0 Cruzeiro
Fluminense 0 x 2 São Paulo
América - MG 2 x 1 Bahia

5 Comentários:

  1. Vai começar o sofrimento , vai começar a alegria...!

    em qualquer situação , a emoção vai estar presente.

    que ganhe o melhor (desde que seja o botafogo, é claro) hehehehehehehehe

    abraços , carissimo Clériston !

    ResponderExcluir
  2. Esse campeonato vai ser duca! esse post foi muito bem feito...tamos junto!

    ResponderExcluir
  3. Vai ser um grande Brasileirão, ainda mais agora que os times estão se reforçando. Favoritos são aqueles com elencos completos, como Santos, Cruzeiro, Inter, mas certamente vão perder grandes jogadores na janela. Abraço, grande postagem!

    ResponderExcluir
  4. o tricolor paulista vai arrebentar pode crer e nois torcida independente do tricolor paulista sao paulo campeao de 2011

    ResponderExcluir
  5. fe a palavra goleiro a liderança time a humildade e o pulso perseverança sao paulo tem a coroa agora aguenta a consequencia esse trofeu e nosso pra sua penitencia e pra nossa alegria quem veio saiu quente aqui quem tocou terror foi a torcida independente (a do sao paulo)...

    ResponderExcluir