Pages

domingo, 29 de maio de 2011

CONSUMO CONSCIENTE: Busque a certificação


Boa parte dos produtos do dia-a-dia, como móveis, pisos, portas, papéis, lápis, cosméticos, medicamentos, é feita a partir de matérias primas-florestais, seja de madeira ou direto das substâncias das plantas.

A boa notícia para a Mata Atlântica é que quase todos esses itens já podem ser achados com selos verdes que garantem a exploração sustentável dos recursos. O principal deles, o selo FSC, atesta a origem socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável dos itens.

Há uma extensa lista, em redes como: Leroy Merlin, C&C Casa e Construção, Tok Stok, livrarias e papelarias. Saiba mais nas “Páginas Verdes - Guia de Compras de Produtos Certificados FSC” no site www.fsc.org.br

Compra Consciente

Um consumidor consciente busca saber o que, quanto e de que empresa consome, pois todo ato de compra traz impactos negativos e/ou positivos para o ambiente.

Além do interesse pessoal, cada consumidor exerce uma responsabilidade social quando faz compras, avaliando materiais e energia usados na produção, questionando emissões de gás carbônico, poluição de rios pela indústria, etc.

Consumo consciente significa também se preocupar com o ciclo de vida de um produto, até seu descarte final. Nem sempre é complicado: opte por vidro ao invés de PET, consuma frutas e verduras da estação, prefira embalagens reutilizáveis, entre outras atitudes.

Veja o Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis, desenvolvido pelo Centro de Estudos em sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas, no http://www.catalogosustentavel.com.br

Fonte: WWF Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário