Pages

sábado, 5 de janeiro de 2013

QUAL FOI O GOL MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA CORINTIANA?

E aí galera Apaixonada por Futebol!

Na história corintiana existem cinco gols que considero os mais importantes. Gols que quebraram tabus, acabaram com filas angustiantes, trouxeram libertação, deu fim ao sofrimento e que, principalmente, trouxeram alegria a grande massa alvinegra. 

Primeiro vamos voltar quase 36 anos, exatamente no dia 13 de outubro, a torcida corintiana enche o Morumbi para ver aquele que seria o jogo da libertação, do fim do jejum de títulos, que já durava 22 anos, oito meses e seis dias.

Aos 36 minutos, Zé Maria bate uma falta pela direita. A bola percorre toda a pequena área e vai parar no pé de Vaguinho, que, de bico, chuta no travessão do goleiro Carlos. Na volta, ela quica no chão e sobe para Wladimir cabecear. Em cima da linha, Oscar, também de cabeça, salva. Mas no rebote, a bola sobra para o pé direito de Basílio. O meia, com toda a força, faz então o esperado gol. Festa no Morumbi.

Treze anos mais tarde, outro nome ficaria na história por marcar gol em final. O dia era 16 de dezembro de 1990, quando, mais uma vez no Morumbi, o Timão seria campeão com gol solitário. 

O time jogava pelo empate, pois vencera o jogo anterior. Mas com um time muito equilibrado, conseguiu ganhar outra vez do tricolor, com um gol (chorado) de Tupãzinho, aos 9 minutos do 2° tempo. O São Paulo pressionou, mas não conseguiu marcar. Final no Morumbi: 1 a 0 Timão. Corinthians não era mais um time regional. Com muita raça e mesmo sem muitas estrelas, aquela equipe havia entrado para a história alvinegra ao conquistar o primeiro titulo nacional.
Os anos passavam e o Corinthians era alfinetado pelos adversários por nunca haver conquistado um título continental. A tão sonhada Libertadores da América era perseguida, mas dificilmente era alcançada, parecia utopia pensar em Corinthians Campeão. Mas o ano de 2012 veio para acabar com a sina e Emerson Sheik foi o cara da final ao marcar duas vezes, quebrando o paradigma de gol solitário. Em 04 de julho de 2012. Enquanto os americanos comemoravam a sua independência, o Corinthians entrava em campo para conquistar o seu primeiro título da Libertadores.

A menos de um mês atrás, mais um gol foi marcado para ficar na história corintiana e dessa vez de um estrangeiro. Paolo Guerrero marcou o gol que deu o Bicampeonato Mundial de Clubes da FIFA para o Todo Poderoso Timão. No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado. Até que, aos 23 minutos, após chute de Danilo que para na zaga, a bola sobra livre para Guerrero cabecear para o fundo do gol de Cech. Delírio nas arquibancadas do "Pacaembu Oriental"! Festa em todo Brasil!

Agora é com você! Em sua opinião, qual foi o gol mais importante na história corintiana?

6 Comentários:

  1. Bom dia Tom...
    Considero como mais importante o gol de Basílio em 77...
    Foi o fim da fila e o recomeço de um gigante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juca por deixar sua opinião em nosso blog.

      Excluir
  2. Olá, amigo...
    Pra mim o gol mais importante foi o gol de setenta e sete...
    Todo corinthiano conhece bem aquela história...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acredito que pela fase que vivenciei, o gol de Emerson foi o mais importante para a história do Timão!!!
    Quando Basilio marcou aquele gol, o Timão já tinha titulos regionais, mas quando Sheik fez aqueles gols, o Corinthians entrava para a galeria dos campeões continentais...

    ResponderExcluir
  4. Nasci em 1977 e quando tinha 17 dias de vida o Corinthians se tornava campeão paulista e o gol do Basílio libertou o Timão de um incômodo jejum, apesar de ser flamenguista escolho este gol como o mais importante.

    ResponderExcluir