Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

COPA SUL-AMERICANA: MAIS UMA CHANCE DE IR A LIBERTADORES!!!

São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético – PR, Atlético – MG e Ceará iniciarão nessa quarta-feira mais uma corrida em busca da vaga na Libertadores. Eliminados na Copa do Brasil e deixaram a vaga para o Vasco, que também disputa a Copa, mas com menos responsabilidade, pois já está classificado para a Liberta 2012. No entanto, creio que vá para a disputa com o desejo de vencer e conquistar mais um titulo no ano, para fechar com chave de ouro.

Considerada, em termos de importância, a segunda competição do Continente, perdendo apenas para a Libertadores da América, é obvio. A competição é disputada desde 2002 e a partir de 2010 passou a dar ao campeão o direito de disputar a Libertadores da América. No ano de sua inauguração, os brasileiros não disputaram, por conta de mau planejamento de calendário e, também, por não ser levada tão a serio.

Apenas um brasileiro teve a honra de ser campeão da competição, o Internacional venceu,em 2008, de forma invicta, mas na época não lhe dava o direito de ir a Libertadores. Os maiores vencedores, como sempre em torneios intercontinentais, são os argentinos, com cinco canecos em nove possíveis.

Os brasileiros pegaram gosto pela competição a partir da conquista do Colorado e aparecem nas últimas três decisões. Em 2008, Internacional campeão sobre o Estudiantes; em 2009, Fluminense é derrotado pela LDU e na última edição o surpreendente e rebaixado Goiás é batido pelo Indepiendente.

Copa que também pode ser considerada o segundo meio mais curto para a Liberta, pois é uma competição disputada em jogos eliminatórios, semelhante ao da Copa do Brasil. Hoje, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Botafogo são times cotados para ganhar ou ficar entre os três primeiros no Brasileirão.

O Mengão é líder e está invicto no torneio nacional. Time considerado por muitos críticos, o que conta com o melhor elenco do Nacional.

São Paulo vem na terceira colocação, um ponto a menos que o Corinthians e dois a menos que o líder. Time considerado bom, mas que vem sofrendo com a instabilidade de sua defesa.

Palmeiras é o time mais regular do ano (em minha opinião), entre os paulistas, são apenas cinco derrotas, mas uma delas bem difícil de ser digerida. A primeira eliminação veio através de uma catástrofe e custou a permanência na Copa do Brasil. Quem não se lembra dos seis a zero diante do Coritiba? Já diante de seu arquirrival, Corinthians, a eliminação do Paulistão, veio nas cobranças de pênaltis após empate em 1 a 1.

O Botafogo precisa de um titulo de grande expressão para acabar com o rotulo de time regional, só ganha a Taça Rio, Taça Guanabara ou o Carioca. Titulo de Expressão em 1995, quando conquistou o Brasileirão sobre o Santos. Titulo contestado até hoje, por conta de um gol de Túlio (artilheiro do torneio) que provavelmente estava impedido. Mas como o Botafogo não tem nada a ver com isso é o Campeão Brasileiro de 1995.

Estou mencionando esses clubes, por que são os primeiros colocados no Nacional e estão apresentando mais força para essa disputa. Já Atlético – PR, Atlético – MG e Ceará correm por fora e são os azarões (brasileiros) da competição. O primeiro não vive bom momento e está entre os últimos colocados, com a necessidade de reação, acredito que não dará tanta importância para o torneio. Deverá se inspirar no Goiás para alcançar lugares mais altos na Sul-americana.

“Não aposto em ninguém, por se tratar do sistema mata-mata, onde não existem favoritos e nem sempre o melhor ganha!”


APROVEITANDO: CONFIRA OS PALPITES DO TOM DE BOLA PARA A PRIMEIRA FASE E PARA O JOGO ATRASADO DO BRASILEIRO ENTRE SANTOS E CORINTHIANS.
PLACAR DA RODADA:
Ceará 2 x 1 São Paulo
Atlético - MG 1 x 2 Botafogo
Flamengo 1 x 0 Atlético - PR
Vasco 2 x 0 Palmeiras
Santos 0 x 0 Corinthians

2 Comentários:

  1. nãããããõooooo

    CORINGÃO 4 X 0 PEIXADA

    ResponderExcluir
  2. Clériston, o que mata essa competição é nosso calendário, se este é certo ou errado já outra discussão, mas é complicado para um time que quer ser campeão conciliar os dois torneios, uma pena...

    BLOG DO CLEBER SOARES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir