Pages

sábado, 19 de maio de 2012

BRASILEIRÃO 2012: VAI COMEÇAR O MELHOR!

E aí galera Apaixonada por Futebol!

Neste sábado, será dado inicio ao Campeonato mais disputado, e por que não, o melhor do mundo. O Brasileirão é o torneio mais acirrado, pois não há favorito e as disputas pelo caneco se arrastam até a última rodada. Nas duas últimas edições, vimos grandes disputas pelo título. Em 2010, a última rodada reservou grandes emoções para os torcedores de Fluminense, Cruzeiro e Corinthians; ano passado, Corinthians e Vasco levaram a disputa para o último minuto.

Fazendo uma comparação com as demais competições espalhadas pelo mundo, vamos para o campeonato do momento, o Espanhol. Na última edição, Real Madrid e Barcelona desbancaram os demais concorrentes com várias rodadas de antecedência. O time catalão foi o vice campeão com uma diferença de 30 pontos sobre o terceiro colocado e o Real Madrid abriu nove pontos sobre o vice. Outra coisa que impressiona é que desde 2005 não se conhece outro campeão a não ser Barcelona ou Real Madrid.

Alguém tem duvida que o melhor é o nosso? 

Os Paulistas são maioria nesta edição: Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa representam o Estado de São Paulo. 

Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo representam os Cariocas.

Internacional e Grêmio representam a parte debaixo do mapa, Rio Grande do Sul.

Atlético - MG e Cruzeiro quase não fariam parte dessa edição, mas se salvaram nas últimas rodadas e vão representar Minas Gerais.

O Bahia representa os baianos. Sport e Náutico farão a dobradinha de Pernambuco. Coritiba vem do Paraná. Figueirense de Santa Catarina e Atlético Goianiense fecha a lista.

Quem é o favorito?

Para mim os paulistas estão um pouco a frente, mas de perto os cariocas vigiam com muita atenção e podem bater de frente. Nas últimas edições, Paulistas e Cariocas roubaram a cena. O último título que não ficou no eixo rio-sp foi o de 2003, quando o Cruzeiro ficou com o caneco. De lá para cá, Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense não permitiram intrusos na comemoração.

Vamos ver como o quarteto Paulista chega para a disputa?

ESTRELA AINDA É O CONJUNTO
Corinthians, o atual campeão centraliza seu poder no conjunto, com um sistema defensivo sólido, além de meias e volantes que criam e marcam. Na palavra da moda, é consistente e, por isso, entra forte na briga pelo hexa. Tite tem tantas opções que Douglas voltou, mas não achou lugar. O ponto fraco é o ataque: Liedson está em um mau momento; Willian é apenas esforçado e Emerson é a única unanimidade, mas ainda sofre com aquele toquinho a mais que costuma dar. O time só sofreu um arranhão com a queda no Paulista: o goleiro Julio Cesar perdeu espaço para o terceiro goleiro Cássio.

OS GALÁCTICOS DO BRASILEIRÃO
O atual tricampeão paulista e campeão da Liberta é a sensação do futebol brasileiro. A equipe do Santos aposta na experiencia de Muricy, tetra nacional, e na genialidade de Neymar e Ganso. O primeiro não se cansa de jogar e, principalmente, de bater recordes. Já marcou seu centésimo gol como profissional, com a camisa do Santos e já é o maior artilheiro na era pós Pelé. Começa com larga vantagem na disputa pelo posto de craque do torneio. Ganso é o maestro da orquestra, como gosta que o chamem, mas vive uma impasse, a qualquer momento pode sair. Destaque ainda para a versatilidade de Arouca. Os três são a diferença do peixe.

NOS PÉS DE LUCAS E GOLS DE FABULOSO
O São Paulo investiu alto e trouxe jogadores para todas as posições. Dos muitos nomes, apenas Cortez se firmou. A afirmação dos demais é de suma importância para que o time possa desempenhar um bom papel no torneio, que não vence desde 2008 (último título), pois o elenco deve sofrer desfalques nas Olimpíadas. O equilíbrio do time depende do retorno de seu maior ídolo, Rogério Ceni, que se recupera de uma lesão no ombro e deve voltar em agosto. Até lá, o grupo vai contar com as arrancadas de Lucas, dos lampejos de Jadson e dos gols de Luis Fabiano, que parece recuperar a boa forma.

ERROS DO PASSADO SÃO OS EXEMPLOS
O Palmeiras entra no torneio com o intuito de manter a regularidade e evitar o que aconteceu nas últimas edições, quando "nada, nada e morre no chiqueiro". Para evitar essa queda, Felipão aposta suas fichas na sempre perigosa bola parada de Marcos Assunção e no faro (que estava meio entupido) de gol de Barcos, que chegou no início do ano e rapidamente caiu nas graças da torcida. Valdivia também pode fazer a diferença, desde que esteja em forma. Deola também sofreu com a maldição da semi do Paulistão e perdeu a vaga para o goleiro Bruno.

E aí quem será o campeão desta edição?

PRIMEIRA RODADA:
Sábado, 19 de maio de 2012
Palmeiras x Portuguesa
Sport x Flamengo
Figueirense x Náutico

Domingo, 20 de maio de 2012
Botafogo x São Paulo
Corinthians x Fluminense
Internacional x Coritiba
Ponte Preta x Atlético - MG
Vasco x Grêmio
Cruzeiro x Atlético - GO
Bahia x Santos 

0 Comentários:

Postar um comentário