Pages

domingo, 23 de janeiro de 2011

PALMEIRAS: BUG DO MILÊNIO

Anos 90, para os palmeirenses trazem ótimas recordações: Parmalat, dinheiro em caixa, bons jogadores, títulos e muita, mas muitas alegrias. Isso se deve ao fato de o time não conquistava títulos desde 1976, quando conquistou o campeonato Paulista sobre o XV de Piracicaba, esse período durou exatos 17 anos sem comemorar um título de expressão.

Então veio o ano de 1993, para os palmeirenses mais novos foi o melhor da década de 90, pois o ano já se inicia com o titulo de campeão do Torneio Rio-São Paulo sobre o Corinthians, vence o primeiro jogo por 2 a 0 e no segundo segura o empate sem gols e fica com o titulo. No meio do ano o Palmeiras vence o paulista, mais uma vez contra o Corinthians com uma derrota no primeiro jogo por 1 a 0, precisava vencer a segunda para levar para a prorrogação. Venceu no tempo normal por 3 a 0, levou para a prorrogação com a vantagem do empate e mesmo assim venceu também, por 1 a 0. Para fechar o ano com chave de ouro o Palmeiras conquista também o Brasileirão em final contra o Vitória, vence os dois jogos, 1 a 0 e 2 a 0.
Em 1994 no primeiro campeonato por pontos corridos o Palmeiras obteve uma boa campanha com 78,3% de aproveitamento, o artilheiro com 23 gols foi Evair e sagrou-se bicampeão sobre o São Paulo. E pra não perder o costume, venceu também o Brasileiro, contra um rival bem conhecido, sim, o Corinthians, venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e só empatou o segundo. Palmeiras bi Brasileiro.
Em 1996 conquista novamente o Campeonato Paulista, com uma excelente campanha, ficando 28 pontos a frente do vice, São Paulo. Em 30 jogos, venceu 27, empatou 2, perdeu 1, marcou 102 gols, sofreu apenas 19 e conquistou 83 pontos. Mas nesse ano não teve dobradinha, ficou só com o Paulista.
No ano de 1998, conquista a sua primeira e por enquanto única Copa do Brasil, derrotando o Cruzeiro no primeiro jogo por 2 a 0 e mesmo com a derrota no segundo jogo ficou com o título que lhe deu direito de disputar a Taça Libertadores da América de 1999. E antes de terminar o ano viria mais um título, o de campeão da Mercosul , vencendo o mesmo Cruzeiro em três jogos (1x2, 3x1 e 1x0).
No entanto, diante de tantas conquistas, no ano de 1999 veio a mais importante da década. Despachando o seu arquirrival, Corinthians, nas quartas de final e vencendo o Desportivo Cali – COL, conquistou a Taça Libertadores da América e ganhou o direito de disputar o Torneio Intercontinental no Japão contra o Manchester United – ING. Quer ver ou rever? Veja os melhores momentos desse jogo no vídeo ao lado.
O BUG
“Para quem não se lembra, Bug foi um acontecimento que ocorreu no fim do século XX, relacionado à informática. Bug significa falha, algum tipo de erro, apagão no sistema. Seria o fato dos computadores estarem preparados apenas para computar datas antes de 1999, não aceitando a data do ano 2000, entendendo 00 como 1900. Isso causaria muitos danos, principalmente na questão bancaria, pois os investimentos seriam apagados.”
No dia 30 de novembro de 1999, no Estádio Olímpico de Tóquio, Sociedade Esportiva Palmeiras, campeão da Taça Libertadores da América e Manchester United da Inglaterra, campeão da UEFA em campo para a disputa do na época considerado Mundial de Clubes.
Aos 35 minutos de jogo, bola cruzada para a área palmeirense, Marcos na bola... Ops, deu um “apagão” no goleiro Marcos, que deixou uma bola aparentemente passar e Keane marca, Manchester 1, Palmeiras 0.
O Palmeiras não encontrou forças, técnica, não achou nada e o placar persistiu assim até o último minuto de jogo, sendo assim, Manchester Campeão Mundial de Clubes 1999.
Esse apagão sofrido por Marcos viria afetar todos no clube, mesmo assim ainda conquistaria em 2000 os títulos do Rio – São Paulo e Copa dos Campeões.  Porém em 2001 começaria o calcário alviverde, pois não alcança nenhum título e em 2002 o pior episódio na gloriosa história palmeirense, o rebaixamento para a serie B do Brasileiro.

CAMPEÃO DO BRASILEIRO SERIE B - 2003 
Disputa muito dificil, pois 24 equipes se enfrentaram no primeiro turno, as 8 melhores passariam para a próxima fase divididas em dois grupos, os dois primeiros de cada grupo se classificariam para a disputa do título num quadrangular. O Palmeiras foi o melhor em todas as fase, dessa forma confirmando a conquista do titulo menos comemorado e a volta a serie A.
Após a conquista da serie B o Palmeiras enfrenta mais cinco anos sem titulos e em 2008 fazendo a segunda melhor campanha na primeira fase do Paulista passa para a semfinal e chega as finais para disputar o título contra a Ponte Preta, vence os dois jogos (1x0 e 5x0) e é campeão.
Na última década o Palmeiras conquista apenas quatro títulos, sendo um de alivio e outro de expressão. O de alivio foi o Brasileiro da serie B e o de expressão o Paulista de 2008.
MAS ISSO VAI ACABAR. SOB NOVA DIREÇÃO!
Na última quarta-feira, 19 de janeiro, o Palmeiras votou para ter um novo presidente, na disputa estavam: Arnaldo Tirone Filho, Paulo Nobre e Salvador Hugo Palaia. Votação vencida por Arnaldo Tirone Filho e logo após a confirmação de sua eleição, o Palmeiras vence o Ituano por 4 a 0, pela terceira rodada do Paulistão.
O novo presidente em seu primeiro dia de mandato declara que: "Prioridade é o futebol e que vai organizar o Palmeiras."

0 Comentários:

Postar um comentário