Pages

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ARGENTINA X BRASIL: "SUPERCHATO"

Esse texto poderia ser destinado a resposta de Neymar para Rogério Ceni em relação as declarações do goleiro são paulino no tocante as faltas que o astro santista sofre durante os jogos. Não vou me aprofundar, mas só para você que não viu ou ouviu falar, ficar por dentro. Ceni criticou as marcações de falta sobre o garoto, dizendo: 'Em 50%, é simulação'. Através de seu site e em texto de Alex Bernardo, Neymar disse: 'Rogério Ceni é chato pra c#%&'.

Mas esse texto é para falar sobre o "Superclássico" entre Argentina e Brasil, valido pela Copa Roca, e que foi realizada agora a pouco. Para essa partida, foi definido que só poderiam ser convocados jogadores que atuam nos países e o Brasil foi a campo com a seguinte formação: Jefferson, Danilo, Réver, Dedé, Kleber; Ralf, Paulinho, Renato, Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião (o super artilheiro).

Todos esperavam uma seleção menos burocrática que as apresentadas nas últimas partidas, seleções que foram derrotadas por grandes seleções e não vem convencendo. Mano Menezes precisava de um resultado positivo, mesmo que diante de uma seleção sem suas grandes estrelas. Pois na realizadade, nenhum dos jogadores que entraram em campo pela Argentina, não são da seleção. Caso a convocação fosse aberta para os que atuam fora do país, nenhum desses estariam presentes.

Teoricamente, o Brasil entrava em campo com uma seleção mais leve, veloz e criativa, mas não foi nada disso que aconteceu. Os brasileiros esbarravam na defesa argentina, não conseguiam evoluir e sofreu algumas investidas antes de Leandro Damião acertar a trave. Com esse lance alguns devem ter imaginado que o Brasil acordaria, mas nada disso aconteceu e os brasileiros sofreram mais alguns ataques Martinez era o jogador que mais trazia perigo para a defesa.

Neymar como sempre tentando fazer sozinho, levava as pancadas e perdia a bola. Um cara habilidoso como ele, precisa ter uma habilidade cerebral. Como? Se ele sabe que vai sofrer a pancada, por que ir para cima? Para sofrer a falta e forçar a expulsão? Mas e se ele for obrigado a sair por conta de lesão?

Acredito que as suas melhores jogadas acontecem quando ele toca e sai para receber. Esse negocio de "ir para cima" é um recurso que deve ser usado com inteligencia. Grande jogador, mas...

O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, muitos erros e poucas finalizações, poucas mesmo. 

O Brasil só acorda para o jogo e passa a buscar o resultado, aos 25 minutos. No entanto, passou a ser um jogo de exibição, ora Ronaldinho tentava uma jogada de efeito, ora Neymar. Jogadas de efeito que não tinham um objetivo claro, a não ser o de aparecer.

O ápice da partida dicou para o minuto de número 32, e saiu dos pés de Damião. Bola para o craque pela direita, com uma "carretilha" passa pelo beque e com um leve toque acerta a trave. O lance foi tão bonito que a torcida argentina aplaudiu.

Não fosse as duas bolas na trave e uma cobrança de falta de Ronaldinho, o jogo poderia ter outro título.

Gol nessa noite só na novela das onze e quem marcou foi Leandro Damião (enquanto escrevia, a Globo transmitia o Atros e em uma das cenas reproduzia um bar em que assistiam ao jogo Brasil x Gana).

Terá a volta!

Deixe o seu comentário sobre o que achou do jogo.

2 Comentários:

  1. Clériston,
    vou deixar aqui um pedaçinho do meu texto sobre o jogo, que foi chato pra caramba, apesar da jogada de Damião.
    "Mas Mano se perdeu naquela antiga frase, "o medo de perder tira a vontade de ganhar". Acabou montando um time mais defensivo que realmente necessitava, mas tem explicação, os resultados anteriores jogavam contra ele, derrotas para a própria Argentina, Alemanha, França, ou seja, mais uma derrota para uma seleção grande e o restinho de prestigio ou esperança iria para o ralo de vez."

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não podemos nos enganar. O jogo realmente foi chato, e o lance do Damião não muda em nada isso. Só que, como foi ruim pra gente, foi ruim pra eles também.

    Verdadeiro ou Falso? #3
    http://britfoot.blogspot.com/2011/09/verdadeiro-ou-falso-3.html

    Bolão BritFoot #5
    http://britfoot.blogspot.com/2011/09/bolao-britfoot-5-rodada.html

    ResponderExcluir