Pages

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PAZ? CARNAVAL? FUTEBOL?

E aí galera Apaixonada por...

Futebol! Que é o tema principal desse blog! Mas hoje serei obrigado a sair um pouco do tema e falar sobre um assunto que não me chama a atenção, porém será destaque nos próximos dias, a baderna do carnaval. Sem desrespeitar a maior fonte de movimentação turística de nosso país, mas indignado com o desfecho de algo que não trás beneficio ao povo brasileiro (Veja o vídeo abaixo).
O investimento no carnaval é astronômico,  juntas as 14 escolas de samba do Grupo Especial investiram R$ 27 milhões para a montagem do Carnaval Paulistano de 2010. Considerando serem apenas três dias é possível afirmar que o carnaval é uma das mais caras montagens artísticas do mundo. 

Para não fazer feio no concurso, uma escola de samba do principal grupo do Carnaval investe perto de R$ 2 milhões, ainda que isso não elimine o risco de um rebaixamento de categoria que inevitavelmente é acompanhado por uma diminuição de suas possibilidades de atração de parceiros e patrocinadores, de acordo com o Censo do Samba Paulistano 2011.

Tudo isso para que no final algumas pessoas com más intenções transformem uma "festa" em um espetáculos de vandalismo e denegrindo não só a imagem do carnaval, mas também de nossa maior paixão, o Futebol. Sem contar que nossa imagem não é muito seria lá fora e com isso fica mais manchada ainda. Não duvido que logo mais veremos notícias vindas do velho continente dizendo belas palavras ao nosso respeito.

No domingo ouvi elogios a respeito das torcidas organizadas que compõem as escolas de samba do grupo especial. Flávio Prado, apresentador do Mesa Redonda, referiu-se a postura das torcidas Dragões da Real, Mancha Verde e Gaviões da Fiel em relação a conduta das mesmas nos dias de desfile. No entanto, esses elogios poderiam ser rasgados (como foram os envelopes da apuração) e jogados no fogo (como jogado em um dos carros alegóricos).

O clima já não era muito pacifico, representantes das escolas se reuniram com o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo para questionar e pedir a anulação dos votos que partiram de jurados substitutos. Questão levantada e não acatada pelo presidente da Liga. Esse já era um motivo para que não acontecesse a apuração, qualquer resultado seria digno de protesto e revolta de qualquer uma das escolas.

Durante a apuração dos votos dos jurados substitutos, a revolta de algumas escolas, dentre elas a mais visada, Gaviões da Fiel, que foi assolada com uma nota um tanto quanto estranha. Mary Dana, pontuava sobre Evolução e pontuou a Gaviões da Fiel com um 8,9. Estranho, não? 

Pior ainda é ver que as pessoas só enxergam a torcida Gaviões como o centro da confusão. Não estou defendendo ninguém, mas a confusão começou quando um representante da escola Império de Casa Verde, identificado como Thiago Silva Tadeu Faria, de 29 anos, invadiu o local onde eram lidas as notas e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito. Depois, alguns integrantes da Gaviões aproveitaram e colocaram mais fogo na confusão. Mas indiferente de quem seja a culpa, todos os envolvidos na confusão devem responder dentro do regulamento do carnaval, com a expulsão da agremiação a qual pertence.


Capítulo III – Da eliminação
III – Comportamento inadequado por parte de qualquer Dirigente ou Representante da Escola de Samba, devidamente identificado, na concentração, dispersão, durante o desfile ou na apuração, no sentido de pressionar, ameaçar ou agredir a integridade física ou moral de algum membro da organização, LIGA, comissões, jurados, componentes da própria ou de outra agremiação, ou, ainda, os prepostos e empregados da São Paulo Turismo. No caso de comprovação de tal comportamento, a Escola de Samba será sumariamente eliminada do concurso, com a consequente desfiliação, bem como, conforme o caso, sofrerá, ainda, as sanções previstas no Estatuto Social.

Para mim nada justifica o que acontece nesses três, quatro dias de folia e o mais deprimente, para nós Apaixonados por Futebol, é a ligação que fazem entre o futebol e essa festa!

1 Comentários:

  1. Tom, a cada ato deste o Brasil se perde em meio a mais problemas, fica mal visualizado e nós pessoas descentes, ficamos pensando no que leva estes bossais a estragar o carnaval e acharem que vão resolver as coisas na paulada e no escarcéu. Não sou a favor da Copa 2014, mas estamos mesmo no caminho certo? E se a punição aos bagunçeiros de terça-feira em SP não for severa? ( Não seria novidade ), e nos próximos carnavais? Crianças e adolescentes tem isso como exemplo e imagem dos eventos aqui no Brasil? Lamentável. E um fato a se destacar tambem é o clubismo de alguns em atacarem e difamarem somente a Gaviões da Fiel em relação aos acontecimentos na apuração. Lá na marginal não tem como negar que a Gaviões fez tudo sozinha, mas na apuração tinha muita escola no meio, e nem foi a Gaviões que deu início. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir