E ai galera Apaixonada por Futebol!
O Corinthians “comemorou” o seu quinto titulo do BRA-11 na rodada do último final de semana, em Florianópolis, mas graças ao gol de Bernardo no último minuto (tempo regular) de jogo, a “bala Juquinha” foi tirada da boca do Timão.
Em algumas declarações que tive oportunidade de ouvir após a rodada de número 37, algumas coisas me chamaram a atenção. Cristóvão Borges, técnico do Vasco, disse: “Seria muito injusto o Vasco perder o titulo nessa rodada”. Já pelo lado do Timão, o técnico Tite, disse: “Tem de merecer. O campeão tem de sair por merecimento”. Em programa pela Band, o craque Neto disse: “O Vasco tem o melhor time desse BRA e o Corinthians está na posição que está por causa do elenco”.
E ai, qual o critério que o destino vai utilizar para definir o campeão desse Brasileiro? Justiça ou merecimento?
Justiça seja feita, o Vasco merece seu quinto campeonato Brasileiro, pois foi um time que evoluiu muito no campeonato quando deixou a Copa do Brasil como campeão e passou a se dedicar ao torneio nacional.
Na oitava rodada o time cruz maltino ocupava a décima primeira colocação, quando começou a subir a Colina, não parou mais e hoje está em segundo lugar com 68 pontos, 19 vitórias, 11 empates, 7 derrotas, marcou 56 gols e sofreu 39.
Além de ser candidato ao título nacional, enfrentou por uma batalha contra o Universidad de Chile por vaga inédita na final da Copa Sul-americana, não passou, mas deu trabalho. Saiu do Chile derrotado por 2 a 0, destaque para o jogador Vargas.
Para que a justiça carioca seja colocada em pratica, o Vasco precisa de uma vitória sobre o espírito de Urubu e torcer para que o espírito de Porco vencer o Timão.
No primeiro turno, Flamengo e Vasco ficaram no empate sem gols.
Justiça seja feita, o Corinthians merece seu quinto, pois foi o time que mais vezes esteve nas primeiras colocações. Foram 26 vezes contra seis dos vascaínos, quatro dos são-paulinos e apenas umas dos flamenguistas (ver figura). O Timão liderou nada mais, nada menos que 70% do campeonato até o momento.
No confronto direto com o concorrente, Vasco da Gama, o Timão levou a melhor, em duas partidas os paulistas somaram quatro pontos contra apenas um dos vascaínos. No primeiro turno, o Corinthians venceu de virada por 2 a 1, em jogo que marcou a reestréia de Juninho (marcou o gol) e no segundo, o empate em 2 a 2 foi justo pelo que as equipes apresentaram em São Januário.
O Corinthians reassumiu a liderança na trigésima segunda rodada e de lá para cá não largou mais o osso. Mesmo quando foi derrotado, contou com a sorte e a derrota de seus concorrentes. É líder, como na maior parte do torneio, com 72 pontos, 21 vitórias, 7 empates, 9 derrotas, marcou 53 gols e sofreu apenas 36.
Para que a justiça paulista seja colocada em pratica, o Timão precisa de apenas um empate diante do Palmeiras. Em caso de derrota, precisa torcer por no mínimo um empate entre Vasco e Flamengo. No primeiro turno, o Corinthians foi derrotado por 2 a 1. Mesmo com a derrota, ficou com o titulo simbólico do primeiro turno.
E o merecimento? Como podemos classificar o que é merecimento?
Segundo o dicionário: sm (merecer+mento2) 1 Qualidade que torna alguém digno de prêmio. 2 Condições ou requisitos que tornam uma pessoa digna de apreço. 3 Importância, preço, valor. 4 Aptidão, capacidade, idoneidade.
Então, quem você acha que merecer ser campeão? Quem você acha que vai ser campeão? Deixe seu comentário!
Tom, bela postagem. Cara, ainda falta uma rodada. Corinthians e Vasco estão de parabéns pelas campanhas, tanto é que a diferença é só de dois pontos, muito pequena. Os dois times mais regulares do campeonato, mas com 1 a jogo a ser realizado por cada um, tudo pode acontecer. Mas quem for campeão, será o grande merecedor. O timão ficou 26 rodadas na liderança, mas se na hora H der mole, pode perder o título, e aí não seria injustiça, pois agora não é hora de perder. Vamos ver e conferir. Abçs!
ResponderExcluirMas é claro que estarei na torcida pelo TIMÃO.VAI CORINTHIANS!
http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/
Salve Clériston!!!
ResponderExcluirMuito legal seu post e blog, parabéns!
Se o campeonato de ptos corridos fosse mais justo, como pregam, o Corinthians deveria ser o campeão, porque foi o melhor time durante todo o campeonato.
Mas essa conversa fiada dos defensores deste modelo sem finais, que o melhor vence, é mentira. Pq o Timão, melhor time, pode perder o campeonato na última rodada, não importando o que ele realizou em toda a competição, ou seja, a última rodada virou uma final.
O Vasco não merecia tb ganhar a Copa do BR, pq o Coritiba fez uma campanha mto melhor e por uma infelicidade no último jogo perdeu o campeonato.
Portanto, o Corinthians merece ganhar, mas nenhum modelo de disputa atual premia o melhor da competição, mas sim o time que se sair melhor na hora do vamos ver: NO FINAL.
Saudações Tom
Vai Corinthians!!!!
www.doutoresdofutebol.blogspot.com
Pela regularidade e sequencia de jogos no topo da tabela, o Corinthians!
ResponderExcluirApesar do Vasco estar apresentando um futebol mais "bonito" de se ver, Não conseguiu assumir a ponta nas oportunidades que teve!
Então... Acho justo de o Corinthians levar.
Muito bom o post!