Pages

domingo, 18 de agosto de 2013

BRA-13! 15ª RODADA; A PONTA!

E aí galera Apaixonada por Futebol!

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados representados na ponta da tabela nesta decima quinta rodada do Brasileiro-13. Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Corinthians são as equipes que se destacaram e ocupam as primeiras colocações do certame.

Sei que não quer dizer absolutamente nada essas posições, uma vez que apenas 40% do campeonato foi disputado. Mas quando observamos as últimas disputas desde 2010, vemos que o campeão estava entre os quatro primeiros colocados. Em 2010, o Fluminense era o primeiro colocado; em 2011, o Corinthians era o melhor com 33 pontos e 2012, mais uma vez o Fluminense estava entre os quatro e ocupava a terceira colocação. Todos se mantiveram nas primeiras posições e coroaram a estabilidade com o título nacional.


Hoje, sem dúvida, o Fogão é o time que apresenta condições para permanecer líder e levar o caneco. Quando joga em casa, se impõe e raramente perde pontos em seus domínios. Fora dela, se não consegue a vitória, tenta a todo custo arrancar um ponto dos anfitriões. Jogando como mandante não conheceu derrota e como visitante, perdeu apenas duas de oito partidas. Neste domingo, foi ao Canindé e arrancou bela vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa.

Trocando a liderança com o Botafogo está o Cruzeiro. Time bem montado e de igual modo ao time carioca, não conhece derrota em seus domínios, mas como foi derrotado uma vez a mais que o líder, está um ponto atrás. Neste sábado, recebeu o Vitória no Mineirão e mostrou seu poder de fogo, vencendo por 5 a 1.

O Grêmio está a quatro pontos do líder. Equipe que vem numa crescente extraordinária. Nas últimas três partidas (1 em casa e 2 fora), venceu todas, marcou nove gols, sofreu apenas três e vê em Barcos o homem gol. O atacante marcou três vezes nos últimos dois jogos. Renato Gaúcho propõe uma formação com três zagueiros e alternando um e dois atacantes. Esquema que povoa o meio campo e dá liberdade aos alas. A vitima desta rodada foi o Vasco que recebeu o time gaúcho e foi surpreendido pelo placar de 3 a 2.

Já os paulistas tornaram-se previsíveis e seus adversários conseguem neutralizar jogadas que antes eram um trunfo para o Corinthians. Não conseguem apresentar um futebol vistoso e pecam muito nas finalizações. No jogo contra o Coritiba foi muito bem marcado, sofreu em algumas jogadas de ataque do time paranaense e venceu com um pênalti inexistente. Mas continua um time com uma defesa irrepreensível, invicta a três jogos, última vez que foi vazada foi no empate em 1 a 1 contra o Santos. Por outro lado é um time enjoada, difícil de perder, última derrota foi em 14/07, quando sofreu um revês por 1 a 0 para o Atlético - MG.

Mas o campeonato é atraente pelas equipes que estão disputando, diferente de muitos torneios ao redor do mundo, aqui, a disputa é aberta e muitos têm chances de ficar com o caneco.

2 Comentários:

  1. Todos já estão apreensivos com a chegado do Timão que, apesar do time forte, os bastidores acaba assustando mais...
    www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir